top of page

AGENERSA e CARES geridas por moleques antiéticos e inconsequentes


A AGENERSA - Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro e a recém-criada CARES - Câmara de Resíduo Sólidos estão sendo geridas por moleques, antiéticos e inconsequentes.


Na data de 31 de agosto de 2023 às 14:00 horas conforme agendamentos e comprovantes de trocas de e-mails institucionais a seguir a CESB – Confederação do Elo Social Brasil iniciou a apresentação do Projeto “Lixo Zero Social 10”.


Todo roteiro da apresentação e o projeto na integra já havia sido enviado para os “então representantes” das instituições por antecipação, conforme se pode constatar pelos e-mails trocados e pela matéria devidamente postada em nosso portal de internet.


Ocorre que quando o tema da inviabilidade da utilização no Brasil até a data de hoje de uma solução ultrapassada para destinação de resíduos sólidos que é a de aterros sanitários, os então representantes da AGENERSA e CARES simplesmente saíram da sala de reunião sem dar qualquer satisfação o que não é aceitável para nenhum tipo de profissional, principalmente aqueles que recebem salários advindos de pagamento de impostos.


Vale ressaltar que a AGENERSA é o Órgão Estadual responsável pela regulação das concessões dos serviços públicos de distribuição de água no Estado do Rio, de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e pela regulação do canal dos Consórcios Públicos para Gestão de Resíduos Sólidos.


Estão sob sua regulação como Concessionárias - Energia: Ceg e Ceg Rio, grupo Naturgy. Saneamento, Águas da Condessa, Águas de Juturnaíba, Prolagos , Águas do Rio , Iguá , Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e Rio + Saneamento e Resíduos Sólidos, Vale do Café e Centro Sul. A Câmara de Resíduos Sólidos (CARES) acompanha, supervisiona e normatiza os contratos de concessão de coleta e disposição de resíduos sólidos prestados pelos Consórcios Públicos de Gestão de Resíduos Sólidos do Rio de Janeiro estão sendo geridas por por profissionais totalmente despreparados para debater tecnicamente a viabilidade ou não da implantação de um sistema de usinas de beneficiamento de resíduos sólidos, se achassem que manter os aterro sanitários seria mais viável que provassem isto em reunião e não saírem da reunião como um bando de ratos.

A CESB – encaminhou relatório para o departamento jurídico da instituição que deverá apresentar representação junto aos órgãos responsáveis, para que estes péssimos funcionários sejam responsabilizados pela leviandade e descaso com que estão tratando as responsabilidades por eles assumidas, afinal, trata-se de uma agência reguladora em nível estadual e a recém crida CARES tem como função fiscalizar e não deveria estar sendo fiscalizada.


SEGUE OS PROTOCOLOS DO AGENDAMENTO


Bom dia, Dr. Jomateleno, esse é o histórico dos e-mails enviados pela federal e encaminhados por mim solicitando a eles a antecipação do horário da reunião.


Vale destacar, que quando o senhor pediu para eu ligar lá e pedir a alteração e confirmação de mudança de hora, eu fiz e o Sr. Gilson Teixeira gerente da CARES aceitou prontamente, mas durante a reunião se mostrou desconfortável e abandonou a reunião, após o senhor começar a falar sobre os aterros sanitários. Obviamente se sentiram afrontados e a reunião foi encerrada após a saída de todos os representantes da Agenersa e Cares.


---------- Forwarded message --------- De: Antonino Reni Santos <antoninorenisantos@gmail.com> Date: qui., 31 de ago. de 2023 14:24 Subject: Fwd: CARES - RJ - OFICIO NOTIFICAÇÃO - PEDIDO DE REUNIÃO - APRESENTAÇÃO PROJETO "LIXO ZERO SOCIAL 10" To: <secex@agenersa.rj.gov.br> Cc: <presidencia@elosocial.org.br>, <patrimonionac@elosocial.org.br>, <secretariafederal@elosocial.org.br>


Boa tarde, olha vocês sairam da Reunião e prosseguimos por mais alguns minutos, depois foi interrompida dada ao seu abandono. Depois eu lhe mando a gravação da Reunião que vai estar postada em nosso site nas próximas 24 horas.


Até logo, abraço.


---------- Forwarded message --------- De: Antonino Reni Santos <antoninorenisantos@gmail.com> Date: qui., 31 de ago. de 2023 10:07 Subject: Fwd: CARES - RJ - OFICIO NOTIFICAÇÃO - PEDIDO DE REUNIÃO - APRESENTAÇÃO PROJETO "LIXO ZERO SOCIAL 10" To: secex@agenersa.rj.gov.br <secex@agenersa.rj.gov.br> Cc: <presidencia@elosocial.org.br>, <patrimonionac@elosocial.org.br>, <secretariafederal@elosocial.org.br>


---------- Forwarded message --------- De: <presidencia@elosocial.org.br> Date: ter., 29 de ago. de 2023 19:02 Subject: RES: CARES - RJ - OFICIO NOTIFICAÇÃO - PEDIDO DE REUNIÃO - APRESENTAÇÃO PROJETO "LIXO ZERO SOCIAL 10" To: Secretaria Executiva <secex@agenersa.rj.gov.br> Cc: <antoninorenisantos@gmail.com>


Ilustrissimo senhor

Gilson Teixeira de Queiroz Barros

Mais uma vez, nossas desculpas, mas por uma questão de alinhamento de agenda, gostaríamos de na medida do possível, antecipemos nossa reunião do dia 31/08/2023, para o horário das 14:00.

Plataforma Zoom

Grato pela atenção

CESB – Confederação do Elo Social Brasil

Gabinete da Presidencia

Nossas desculpas,

De: Secretaria Executiva <secex@agenersa.rj.gov.br> Enviada em: Tuesday, August 29, 2023 10:16 AM Para: presidencia <presidencia@elosocial.org.br> Assunto: Fwd: CARES - RJ - OFICIO NOTIFICAÇÃO - PEDIDO DE REUNIÃO - APRESENTAÇÃO PROJETO "LIXO ZERO SOCIAL 10"


De: Gilson <gbarros@agenersa.rj.gov.br> Para: Secretaria <secex@agenersa.rj.gov.br> Cc: Carol <ccarrozzino@agenersa.rj.gov.br>; Carlos <cpaulo@agenersa.rj.gov.br> Data: segunda-feira, 28 de agosto de 2023 às 13:55 -03 Assunto: Re: CARES - RJ - OFICIO NOTIFICAÇÃO - PEDIDO DE REUNIÃO - APRESENTAÇÃO PROJETO "LIXO ZERO SOCIAL 10"

Será um prazer , proponho a data de 31 de Agosto às 15:00,

aguardo as confirmações,

Atenciosamente,


132 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page