Dra. Cláudia Araújo, foi indicada, aprovada e será Laureada, Aclamada e Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social.
- webelosocial
- há 2 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 20 horas

Dra. Cláudia Araújo é indicada, aprovada e será Laureada, Aclamada e Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social no Grau de Comendum/Adeptus.
Dra. Cláudia Araújo, 66 anos, mãe, avó, mais de 40 anos dedicados a promoção da saúde.
Já atendeu mais de 500 mil pessoas em 35 anos de serviços prestados em postos de saúde e hospitais públicos e privados, médica homeopata, terapeuta holística, palestrante, escritora.
As pessoas costumam achar que médicos nascem em berço de ouro e que têm muita SORTE. Nem sempre é assim. Sou a quinta filha de uma família de poucos recursos financeiros. Aos meus 3 anos de idade, meu irmão mais velho, com 14 anos, faleceu em um acidente de bicicleta, fato que impactou a trilha que direcionou a jornada para eu estar aqui agora e fazer o que faço.
Minha mãe faleceu de acidente vascular cerebral aos meus 14 anos.
Em poucos meses meu pai desenvolveu um quadro de depressão profunda, em uma época em que não havia diagnóstico para depressão. Os recursos de subsistência ficaram ainda mais limitados. Foi nesse cenário – tendo estudado sempre em escola pública – que decidi estudar medicina.
Durante a vida acadêmica participei de Projeto Rondom em Barcarena, PA e Porciúncula, RJ e iniciei os estágios em hospitais públicos. Conclui a graduação em 1983, prestei concurso público e permaneci na assistência aos mais necessitados.
Em 1990, mudei para Braúna, uma pequena cidade do interior de São Paulo, onde desenvolvi um amplo trabalho comunitário na Aldeia indígena de Icatú.
A seguir mudei para Penápolis-SP, onde permaneci até 2007, sempre focada em trabalhos comunitários, junto a escolas, asilos, hospital psiquiátrico, além do atendimento em serviço de emergência e postos de saúde.
Retornei ao Rio de Janeiro, mantendo o atendimento público, até 2017.
Em 2015 entendi que a saúde deveria sair das paredes dos hospitais e consultórios e chegar a toda gente. Certa de que só é possível êxito através da educação desde a mais tenra idade, estudei o modelo de educação em saúde de diversos países e criei o meu modelo próprio de assistência a escolas. Em 2017, criei a Crescer Saúde, empresa dedicada a ajudar pessoas através de Tele Assistência Médica e educação continuada em PREVENÇÃO de doenças, acidentes e valorização da vida. Com o propósito de conscientização da responsabilidade individual e coletiva na promoção da saúde.
Membro do IHMdoBrasil - Instituto de Homeopatia e Mesmerismo do Brasil, Associada da AJEB-RJ - Associação de Jornalista e Escritoras do Brasil, Membro da Confraria Brasil. Acadêmica da AILA – Academia Irajaense de Letras e Artes, ocupando a Cadeira número 2 da imortal Glória Maria.
Autora de “Crie Saúde & Sabedoria”. Com Joana D’Arc Lage construí a Coletânea PES - Poesia, Educação & Saúde, com 11 livros paradidáticos para todo o ensino básico. Coautora nos livros "Conexões de Mentes, Corações eNegócios", "Gladiadores de Vendas", "Estação Aedos", “A mulher no Mundo”, “MMMulheres Reais- Aprimorando a si próprias”. Colunista do Jornal Papo de Artista, Bahia e da HR Magazine, revista mensal de distribuição nos 5 continentes.
Colaboradora da Associação Beneficente APTI- Arte para todas as Idades, Camaçari, BA. Projeto reconhecido dentro e fora do Brasil. Um legado de esperança para dezenas de famílias da zona rural de Camaçari.
Conheça ainda o Manual Infantil VMC – Instagram @vmccursos
Com minha experiência posso afirmar que, o importante está em todos os dias fazer e Ser melhor que no dia anterior, com a consciência que as circunstâncias são apenas o palco para alcançarmos o princípio essencial que viemos aprender na experiência terrena que é “Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”, pois com isso vamos alcançar SAÚDE e PLENITUDE e deixar na terra o legado da nossa viagem terrena.
“A arte da medicina está em inspirar as pessoas ao hábito de PREVENÇÃO de doenças, acidentes e valorização da vida, com autorresponsabilidade e Gratidão”. Cláudia Araújo
DA INDICAÇÃO:
A Iniciativa partiu do Professor Comendador Dr. Dom Helio Reis, escritor, Dom Helio é Doutor em Psicanálise com HC em Teologia, Filosofia, História e Letras. Acadêmico Imortal pela ALB – Academia de Letras do Brasil, patrono Machado de Assis e Doutor Honoris Causa pela Sucursal São Paulo.

Comendador Prof. Dr. Dom Helio Reis escreve sobre preconceito racial, violência contra a mulher e discriminação à homossexualidade, em cinco obras interessantes.
Conhecido internacionalmente como Comendador Helio Reis (o Doutor multi HC Helio Francisco Valente dos Reis) é pesquisador e Conselheiro na Câmara Brasileira de Cultura, Ciências e Artes. Homem culto e interessado pela mente humana e pelas transformações sociais é Doutor em Psicanálise com HC em Teologia, Filosofia, História e Letras. Acadêmico Imortal pela ALB – Academia de Letras do Brasil, patrono Machado de Assis e Doutor Honoris Causa pela Sucursal São Paulo.
Imortal na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), ocupando a cadeira 72, cujo patrono é José Rubem Fonseca. E outras academias de ciências artes e letras, além de ser Diretor, Chanceler e Embaixador da Cultura do Centro Cultural Africano. Indo além das nossas fronteiras o Dr. Helio Reis também é Imortal da Academia Internacional de Letras do Brasil (AILB).
DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:

A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.
Da aprovação: Com a aprovação, a agora Comendadora Cláudia Araújo, passa a ser representante social dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendadora, no Grau de "Comendum/Adeptus" Titulo nº 898 " datado de 25/09/2025, prenotado no Livro de Honrarias nº 08,
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL
Comentários