LEI DE RESÍDUO SÓLIDO NO BRASIL NÃO AVANÇA

Atualizado: 11 de Set de 2019




Nove anos se passaram depois de aprovada a nova lei de resíduo sólido no Brasil. E nada foi feito para solucionar o problema da coleta do lixo e da sua real destinação.


No dia 5 de agosto, foi exibida no Jornal Nacional uma matéria sobre a Política Nacional de Resíduo Sólido. Nela está provado que a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), não está sendo cumprida.


Fica claro que mais do que nunca devemos avançar em nosso Projeto Social e mostrar ao mundo que a Confederação do Elo Social do Brasil, veio pra ficar e solucionar de vez o problema crônico da coleta e destinação correta do lixo em todo o País. Com vista a isso, temos avançado cada vez mais na divulgação do nosso trabalho junto a Confederação do Elo Social do Brasil, na promoção da oferta de solução e reaproveitamento de 100% do lixo no Brasil.



Buscamos o apoio de nossos governantes eleitos, para que a referida lei seja respeitada e cumprida na íntegra. E damos a eles a certeza de que temos o Sistema Correto e aprovado para a reciclagem e total reaproveitamento do lixo no Brasil.


A Confederação do Elo Social do Brasil e o Consórcio Iner, criou o SISTEMA INER DE RESÍDUO SÓLIDO, em alinhamento com o PROGRAMA LIXO ZERO SOCIAL 10. Contudo há uma resistência ou falta de assessoria adequada a alguns governos municipais, que não entendeu ainda nosso Projeto, ou não desejam que nós avancemos.


Temos visto que ao longo dos anos, ainda não foi feito nada na direção de solucionar esse grave problema social. Nós da CONFEDERAÇÃO DO ELO SOCIAL DO BRASIL, buscamos desde então aperfeiçoar o Sistema Iner de Resíduo Sólido para ir em direção e alinhamento com a Política Nacional de Resíduo Sólido.


Todo cidadão precisa se manifestar e se emponderar dessa lei e fazer valer! Resistir é uma técnica infalível para o sucesso, e nós resistiremos até chegarmos ao nosso objetivo final, que, é a Implantação do Sistema Iner de Resíduo Sólido Completa em todo o Território Nacional.


Agora convidamos você cidadão brasileiro e a todos que estão envolvidos, direta ou indiretamente em nosso Projeto a ler uma breve mostra de nosso trabalho Social para o País.



PROGRAMA LIXO ZERO SOCIAL 10 - UM PROGRAMA QUE VEIO PARA FICAR


A proposta do Programa “Lixo Zero Social 10” é simples, atender a Lei 12.305/2010 de Resíduos Sólidos e resolver definitivamente o problema do lixo no Brasil, auxiliando os prefeitos que hoje estão sendo duramente cobrados, porém trabalhando com soluções paliativas e custosas quanto à destinação do lixo. Esse sistema esta trazendo desenvolvimento para as regiões e oportunidades para os empresários locais e para aqueles que querem entrar no ramo lucrativo do lixo e que serão donos dos Ctts e Usinas, o Grupo INER dará todo o apoio e manutenção.


O programa traz um novo paradigma no conceito do lixo no Brasil, onde no lugar de enterrar o lixo e ainda gerar custos de manutenção estamos fazendo o contrário, transformando o lixo em riqueza, girando a economia. Seremos o exemplo para o mundo. Estamos utilizando tecnologias já existentes e adaptadas para a realidade Brasileira tendo como diferenciais a nossa logística e reaproveitamento da mão de obra dos que vivem do lixo, que viabilizam 100% do projeto totalmente de iniciativa privada, utilizada nos nossos CTTs – Centro de Triagem e Transbordo, Usinas de Compostagem, Incineradores e Cremação.


Cada CTT atende entre 100 mil a 200 mil habitantes e a cada 1.5 milhão de habitantes temos as usinas de compostagem, cremação e incineradoras. As áreas e locais previstas para a implantação do Programa “Lixo Zero Social 10” já estão mapeadas e muitas já reservadas e são capazes de absorver todo o complexo de recepção, separação, tratamento e destinação final dos resíduos.



A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA


Foram estabelecidas quatro áreas de atuação, nas regiões Norte e Sul. As áreas são os CTTs, centros de triagem e transbordo, lixo hospitalar, crematório de animais e compostagem. O projeto visa proporcionar às empresas interessadas em investir nos empreendimentos a tecnologia e suporte técnico nas implantações. As áreas previstas para a implantação do Programa “Lixo Zero Social 10” são capazes de absorver todo o complexo de recepção, tratamento e destinação final dos resíduos. Importante lembrar que as usinas INER tem como objetivo acabar com os aterros sanitários, reaproveitando as riquezas do lixo com inclusão social, disse ainda o diretor.



GRUPO INER E PARCEIROS


O Sistema INER nasceu à partir da experiência de 27 anos da Confederação do Elo Social do Brasil, atuante em diversas atividades e projetos sociais, incluindo aquelas ligadas ao meio ambiente, e reúne as organizações Confederação Elo Social do Brasil, Grupo Iner, Instituto Iner, Consórcio Iner, Sindetap, Cooperiner, Desmanchecar, além de já contar com parcerias de grandes empresas nacionais e internacionais.


A cada Centro de Triagem e Transbordo, tem um prédio social para atender a população carente e promove cursos de cidadania dentre outros com o objetivo de melhorar o nível de consciência da população. Cada prédio conta com profissionais de nível superior tendo como base: advogado, bacharel em direito, psicólogo, assistente social, diretoria de educação, diretoria de saúde e diretoria de ressocialização.



REFERÊNCIAS:


https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/08/05/nove-anos-apos-lei-de-residuos-solidos-coleta-de-lixo-nao-melhora-no-brasil.ghtml

https://www.elosocial.org.br/

https://acdb.adv.br/

https://acdb.adv.br/programas/lixo-zero-x-social-10/

https://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos


Redação: Antonino Reni Santos - Diretor Regional Rio de Janeiro 25 (Capital)

Edição e Revisão: Luciana Moura - Diretora Estadual da Federação do Elo Social Rio de Janeiro

32 visualizações0 comentário

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"