top of page

O ESTADO DO RJ POSSUI NÚMEROS BEM ABAIXO DO QUE FOI ESTIPULADO PELA LEI DOS RESÍDUOS SÓLIDOS




Segundo a reportagem do jornal O Extra, os dados da coleta seletiva domiciliar no Estado estão muito abaixo do que propõe a Lei dos Resíduos Sólidos.


Em 2018, os números declarados pelas prefeituras, revelam que o material reciclável recolhido nos domicílios não alcança a 2% dos resíduos sólidos. Em primeiro lugar vem a cidade de Barra Mansa, em que a coleta seletiva representa 1,95% do lixo residencial.


Nas grandes cidades do Estado do Rio de Janeiro, Niterói ocupa a vice-liderança com 1,32%. Em terceiro vêm o Rio, com 1,12%; seguindo por Petrópolis, com 0,8%, Mesquita, com 0,5%; e Duque de Caxias, com 0,3%.


Cidades como Macaé, Belford Roxo, Nova Friburgo, Campos, Nova Iguaçu e São Gonçalo declararam que não realizam a coleta seletiva do lixo domiciliar. Esses números baseiam a divisão dos recursos do ICMS Verde.


“Os dados são deprimentes”, relata o Deputado Estadual Carlos Minc (PSB/RJ), autor da lei que criou o ICMS Verde. “Com a Comissão do Cumpra-se, vou recorrer ao Ministério Público”, concluiu.


Conforme a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, é de responsabilidade dos municípios brasileiros a coleta seletiva de, pelo menos, 10% do total do lixo.


Diante do exposto, fica evidente que devemos avançar em nosso Projeto Social e mostrar ao mundo que a Confederação do Elo Social do Brasil, veio pra ficar e solucionar de vez o problema crônico da coleta e destinação correta do lixo em todo o Brasil. Temos avançado cada vez mais na divulgação do nosso trabalho na promoção da oferta de solução e reaproveitamento de 100% do lixo.

Buscamos o apoio e estamos atuando juntos aos nossos governantes eleitos para que a referida lei seja respeitada e cumprida na íntegra. E damos a eles a certeza de que temos o Sistema Correto e aprovado para a reciclagem e total reaproveitamento do lixo no Brasil. A Confederação do Elo Social do Brasil e o Consórcio Iner, criou o SISTEMA INER DE RESÍDUO SÓLIDO, em alinhamento com o PROGRAMA LIXO ZERO SOCIAL 10.

Ao longo dos últimos anos, observamos que ainda não foi feito nada na direção de solucionar esse grave problema ecológico e social. Nós da CONFEDERAÇÃO DO ELO SOCIAL DO BRASIL, buscamos desde então aperfeiçoar o Sistema Iner de Resíduo Sólido para ir em direção e alinhamento com a Política Nacional de Resíduo Sólido. O trabalho tem sido árduo, mas estamos seguindo em frente com vias a implementação do projeto em todo o território nacional.

Redação e Edição: Luciana Moura - Diretora Estadual da Federação do Elo Social Rio de Janeiro


11 visualizações0 comentário
bottom of page